terça-feira, 4 de julho de 2023

Voltei!

Pois é meu povo, voltei a movimentar esse blog. Depois de mais de 3 anos de hiato senti que era a hora de voltar a contribuir nesse espaço.


Vendo aqui o último post (de maio de 2020) muita, mas muita coisa passou debaixo da ponte. Destaco o seguinte:


  • Troquei de emprego 3 vezes (setor de TI teve um boom durante a pandemia).
  • Troquei de apartamento, vendendo o antigo e pagando o restante (400k) a vista.
  • Tive um período de excelente remuneração e bonificações nesses últimos 3 anos. Alcançando o meu auge profissional (tanto em termos de cargo e renda).
  • Fiz grandes viagens e passeios, visitando 4 diferentes países nesse intervalo de tempo.
  • Perdi um ente muito querido para a COVID.
  • Tive picos e crises de ansiedade durante esse período, especialmente nos momentos de troca de emprego e em períodos de pressão e incertezas no trabalho. (O nome do blog não está aí a toa)


Considerando que tive que vender a maior parte dos meus investimentos em Setembro de 2020, me considero hoje com uma excelente saúde financeira.


Estou por volta dos 40 anos de idade, com imóvel próprio quitado, baixas despesas fixas, sem nenhuma dívida e uma taxa de poupança na casa de 50-60% mensais. Além disso, estou com uma boa empregabilidade, sendo convidado com frequência a participar de processos seletivos para outras vagas. 


Hoje ainda não será um post de fechamento patrimonial, mas posso destacar que estou próximo da marca de 800 mil em investimentos, uma marca excelente considerando que em Setembro de 2020 usei 400 mil na operação de troca do apartamento (sem contar as valorizações, foram quase 700 mil aportados em 3 anos e alguns meses). A saúde financeira se manteve por conta do período de excelente remuneração que tive.


O destaque negativo vem por conta das crises de ansiedade (seguidas por períodos de depressão, isolamento e desânimo) durante esse período. Foram 3 anos bem intensos e de muitos desafios, não se troca de emprego 3x sem solavancos e desgastes ao longo do caminho.


No geral minhas crises tem origem nos momentos de pressão, incerteza ou nas situações nas quais meu trabalho é colocado em cheque por pares e líderes. Sei que faço uma tempestade em copo d’água, afinal são situações completamente normais no mundo corporativo e dia a dia do trabalho contudo, não há uma chave de liga/desliga na mente e acabo me preocupando e desgastando de maneira absurda no exercício das minhas funções.


Grande parte do meu objetivo na busca pela independência financeira está relacionado a alcançar uma tranquilidade na vida pessoal, hoje afirmo categoricamente que 99% das minhas crises tem relação com o trabalho. No geral considero a minha profissão tranquila, mas a maneira como eu lido com o stress e desafios no dia a dia me geram um enorme desgaste. Sei que é um ponto que preciso melhorar, mas agora depois de tantos anos de carreira, terapia, remédios, etc. sinto que atingi um platô de melhora, sendo necessária uma redução na carga de trabalho, responsabilidades, etc. para que eu possa em geral melhorar minha vida.


A caminhada rumo a FIRE nunca é fácil e no meu caso tenho o agravante da ansiedade crônica que me acompanha ao longo dos anos, hoje se pudesse largaria tudo relacionado ao trabalho para ter uma melhora na qualidade de vida, não por conta do trabalho em si, mas sim pela forma como reajo a ele.


Sinto que coloco muito expectativa no alcance da FIRE, pois será mesmo que quando a renda passiva cobrir as minhas despesas, minha ansiedade irá diminuir? Isso é tema pra outro post mas fica aqui a provocação.


Como já diria meu avô: reclamar não muda a situação, então vamos enfrentar esses monstros e continuar rumo a jornada FIRE.


Abraços a todos e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário