sábado, 29 de julho de 2023

Fechamento mensal - Julho 2023 - O milhão é logo ali

A chegada aos R$ 800 mil em investimentos.

Esse é o primeiro post de fechamento mensal após o longo hiato do blog. E esse post de retorno vem com uma significativa marca: a chegada aos 800 mil reais em patrimônio investido.


Cada um contabiliza o patrimônio da maneira que achar, mas eu não considero os ativos imobilizados como apartamento e carro nos fechamentos, aqui é mais uma exercício voltado a carteira de investimentos.


Como citei no post de retorno, devido a pandemia e os estímulos monetários/fiscais mundos afora, a área que trabalho teve um enorme boom. Modéstia à parte, creio que consegui surfar bem nesse movimento de alta, o que me gerou excelentes rendimentos nos últimos 3 anos. 


Além disso, nossa bolsa por aqui tem apresentado excelentes avanços nos últimos meses, o que fez com que a carteira apresentasse um grande salto. 


O único ponto “negativo” foi a sequência de quedas do dólar nos últimos vezes, uma vez que boa parte da minha carteira está comprada na faixa de câmbio de 5,15-5,30 mas faz parte, pois esse é o objetivo da diversificação e o alento nesse caso é que não precisarei desse capital pelos próximos 10 anos no mínimo, o que ainda me dá bastante tempo para recuperação desses ativos.


Não sei qual o nome desse evento/marca, mas entendo que em breve (ou talvez já até tenha alcançado) os rendimentos mensais da carteira vão ultrapassar a minha capacidade mensal de aporte. 


Considerando um retorno anual entre 8-12% esse capital investido renderá em média entre 5.300 e 8000 mensais, o que em várias situações ultrapassa o valor que aporto todo mês com a renda vinda do meu trabalho.


Nesse momento meus amigos, o dinheiro já começa a trabalhar por si próprio e a magia dos juros compostos começa a dar as suas caras de maneira mais evidente. Cada mês que passa com os rendimentos sendo reinvestidos integralmente somados aos aportes é um passo largo a tão sonhada liberdade financeira.


Confesso que duvidava bastante da máxima de que as marcas de 100 mil e 500 mil eram as mais difíceis e significativas e que depois o restante “viria fácil” contudo, agora tenho que dar o braço a torcer, pois o patrimônio vem aumentado consideravelmente e em pouco tempo, considerando os aportes na casa dos 8.000-10.000 mensais.


Minha impressão é que quando o patrimônio atinge certo valor, os aportes tem cada vez menos influência em seu crescimento, sendo os eventos tempo e altas do mercado os maiores influenciadores em seus crescimento.


Detalhes desse mês:


Aporte do mês: Renda fixa DI/Selic

Valor: R$ 8.000


Motivo: No último mês fiz um saque da reserva de emergência para colocar aquecimento solar em casa devido ao desconto para pagamento no PIX, estou cobrindo essa retirada. Um excelente investimento em termos de conforto e praticidade, meu apartamento possui baixa incidência solar no inverno, o que o deixa bem frio. Agora tenho água aquecida nos banheiros e cozinha. Sobre recuperação do investimento, nem fiz os cálculos e nem o farei, nem tudo na vida se resumo a retorno financeiro. Parcimônia e equilíbrio são pra mim palavras chave na busca pela FIRE.


Outro ponto é que preciso balancear mais a minha carteira entre BRL e USD, meu objetivo é 50/50. Minha impressão é que estamos entrando em um novo ciclo de commodities e sendo o nosso país um forte produtor desses item, entendo que a tendência no curto/médio prazo é do Real se apreciar frente ao dólar.


Estou guardando mais capital em renda fixa primeiramente para surfar nas últimas ondas dessa Selic alta e também para fazer aportes mais polpudos quando o dólar  atingir (ou ficar abaixo) dos 4,50, o valor que acho mais “correto” olhando os fatores macroeconômicos do nosso país e do mundo. O tempo dirá se estou certo ou não.


Detalhamento:


  • Previdência: R$ 106.434,41
  • FGTS: R$ 40.192,79
  • Investimentos Brasil: R$ 362.045,25
  • Investimentos USA: U$ 62.269,22 = R$ 294.533,41 (Dólar a 4,73 em 29/07)
  • Conta corrente: R$ 3.273


Total: R$ 806.478,86


Renda passiva - Reinvestidos integralmente:

  • Dividendos dos FIIs: R$ 950,14
  • Dividendos EUA: Esse mês não houve


Lembrando que só conto como renda passiva os proventos recebidos em conta corrente nas corretoras. Valores vindos do ganho devido a valorizações de FIIs, ações, etc. não são contabilizados como renda passiva.


Até o próximo post amigos!

2 comentários:

  1. Olá, acabei de descobrir seu blog, tbm sou da área de TI :)

    Não sei se já falou em posts anteriores, mas gostaria de saber qual corretora usa pra investir no exterior?

    Estou achando que o dólar já está num ponto muito bom pra compra, pra mim desde que ficou abaixo de 5 está barato, tendência de longo prazo é de alta, a princípio não vejo motivos pra isso mudar nos próximos anos..

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande bilionário, tudo bem contigo?

      Obrigado pela visita, vou te adicionar ao blogroll.

      Eu uso atualmente a Avenue para fazer os investimentos em USD, tenho e já usei o cartão de débito deles em viagens ao exterior também.

      Sei que o spread é mais alto, mas pela comodidade e facilidade na declaração do IR, optei por continuar com eles mesmo.

      Sobre o dólar, concordo plenamente, essa taxa atual está muito boa para quem (como eu) mira o longo prazo.

      Abraços e mantenha contato.

      Excluir