quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Novo indicador nos fechamentos mensais

Olá nobres leitores, tudo bem?

Um dos grandes objetivos desse blog é registrar e datar as minhas decisões e ações ao longo da jornada FIRE. Sabemos que o tempo voa e com a rotina diária, a tendência é grande de esquecermos o que fazemos.

Não tenho o intuito de sair do anonimato e uso esse espaço para humildemente compartilhar a minha jornada e seus erros e acertos.

 

Umas das decisões que vou tomar com relação a minha TSR (Taxa segura de retirada) é de usar o número de 4,5% a.a. para retiradas quando estiver em FIRE.


Sim leitores, sei que os estudos e dados históricos apontam para o número de 4%, mas como o meu perfil é arrojado, pretendo ter um patrimônio superior ao necessário na FAT FIRE e tenho metade da carteira em moeda forte, vou considerar esse número para efeito de estimativas.

 

Para quem não entendeu nada ou conhece pouco sobre TSR, recomendo ler esse post do AA40, que detalha bem o tema e faz um trabalho fantástico de analisar o cenário no Brasil.

 

Confesso que estou caminhando em uma velocidade mais rápida do que esperava no crescimento do meu patrimônio e uma das métricas que quero acompanhar é: O quão perto estou da FIRE e qual seria minha renda fictícia baseada no patrimônio atual?

 

A partir do próximo fechamento, vou inserir a TSR atual, na qual vou exibir os valores anuais/mensal com base no patrimônio atual e TSR de 4,5%

 

E já esquentando os tamborins, baseado no último fechamento mensal o patrimônio foi de R$ 1.763.801,65, essa é a minha TSR:

 

  • TSR Atual (4,5%): $ 79.371,07 anual / $ 6.614,25 mensal

 

Até o próximo post pessoal.

Um comentário:

  1. Acho essa uma boa TSR. Pelo histórico dos juros reais no Brasil, a famosa taxa de 4% a.a. é bastante conservador. Abraços.

    ResponderExcluir