quinta-feira, 25 de junho de 2026

Respondendo aos comentários

Fala pessoal tudo bem?


Nos comentários volta e meia surgem perguntas bem interessantes, algumas delas inclusive me fizeram refletir sobre como trata a minha carteira, estratégias de aporte, usufruto, crescimento e assuntos em geral.


Com as dúvidas são muito interessantes  (e as respostas também), resolvi criar esse post para divulgar eternizar aqui o conteúdo.


Por que o percentual tão alto da carteira em dólar? Pretende morar fora ou acredita na rua do Real? 


Meu usufruto ocorrerá entre 10 a 15 anos, nesse período acredito numa valorização do dólar frente ao real, por isso minha forte exposição a moeda americana. 


É importante ressaltar que não faço simplesmente uma compra da moeda, eu faço a conversão dos meus reais para dólares e posteriormente, faço a compra de ativos dolarizados, em especial ETFs globais como VT, VXUS e VBR.


Não acredito em ruína do real ou venezuelização do nosso país, mas acredito sim, numa desvalorização da nossa moeda no longo prazo, por isso mantenho apenas o necessário aqui e pretendo usufruir do capital alocado em moeda forte no período FIRE.


Qual foi sua estratégia para crescimento tão forte do patrimônio no últimos 5 anos?


Em primeiro lugar, sempre me considerei burro e sabendo da minha burrice o que fiz foi simplesmente focar no arroz com feijão. 


Forte exposição em dólar, ETFs globais e aportes constantes e polpudos frente a minha renda.


Aqui não estou fazendo média ou escondendo algum tipo de habilidade, sempre foi um aluno regular, nunca tive nenhuma habilidade especial, e sempre cometi erros básicos. 


Sabendo de todas essas limitações busquei focar aonde eu tinha controle que era na disciplina e dedicação, aqui sim considero meu diferencial, sempre abri mão de ganhos imediatos para dedicar naquilo que eu sabia que me daria um retorno mais à frente.


Nos últimos cinco anos tive uma conjunção de fatores que me permitiram ter um crescimento expressivo do patrimônio, que foram eles:


  • Alto aporte frente à renda (Baixas despesas)
  • Disciplina para aportes frequentes e mensais
  • Crescimento expressivo do mercado, em especial o americano
  • Estabilidade e e previsibilidade de renda
  • Alto bônus anual


Como qualquer tese de investimento, rentabilidade passada não garante rentabilidade futura, espero manter essa mesma disciplina e principalmente o volume dos aportes. Mantido o que ocorreu no passado, espero estar FIRE em cerca de 5 anos. Vamos ver o que o futuro nos reserva.


Você já possui um patrimônio considerável, por que não declara FIRE?


Me considero atualmente no auge da minha produtividade e conhecimento, poderia sim declarar FIRE abrindo mão de certos luxos e confortos porém, meu atual emprego não é algo que tira minha paz e saúde e considerando os ganhos que tenho, principalmente no bônus, acho um desperdício declarar FIRE neste momento, abrindo mão de uma forte renda.


É continuar no atual trabalho focando nos ganhos e principalmente nos aportes, vamos ver o que o futuro nos reserva e se rola ou não uma FIRE antecipada.


Até o próximo post pessoal.