sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Fechamento mensal - Novembro 2023

Olá nobres leitores, aqui estou novamente no penúltimo fechamento desse ano que se aproxima do fim.

Apesar da alta expressiva do mercado nos últimos dias, houve pouco crescimento do patrimônio devido a dois fatores:
  1. Fiz um saque de cerca de 10k na minha reserva de emergência para pagar as despesas da minha viagem de férias, especialmente reserva de hotéis e compra de moeda estrangeira.
  2. Como disse nos posts anteriores, não farei aportes até Janeiro, exceto reinvestimento de dividendos.
A vantagem da estratégia definida é que voltarei das férias com zero dívidas e começarei 2024 com força total nos aportes.

Além disso, em Fevereiro eu recebo o meu bônus, que deverá girar na casa dos 160-180 líquidos, sendo destinado ao aporte cerca de 100-120k, o que fará uma enorme diferença no patrimônio.

Outro ponto a se destacar nesse mês foi a inclusão de 3 FIIs na minha carteira desse segmento de ativo, os 3 escolhidos foram do setor Agro. Usei a renda passiva vinda dos próprios FIIs para esse aporte, como é um segmento relativamente novo e que preciso estudar mais, entrarei bem aos poucos.

Comecei investindo nos ativos SNAG11, RZTR11 e KNCA11. Nos próximos posts vou detalhar o racional e critérios de escolha.

A boa notícia além da proximidade das férias é a melhora no ambiente e ritmo de trabalho, como lançamos o projeto em que estava atuando, a pressão diminuiu bastante bem como a carga horária. 

Todas essas melhorias implicam em uma diminuição do meu nível de stress/ansiedade e me dão mais energia e prazer nas atividades cotidianas como esporte, leitura e estudos. Agora é torcer pra esse cenário se manter em 2024 pra buscarmos não só o lendário milhão mas a melhoria em nível pessoal e profissional.

Vamos para os dados do nosso fechamento mensal, o penúltimo de 2023:
  • Previdência: R$ 112.396,24
  • FGTS: R$ R$ 48.868,79
  • Investimentos Brasil: R$ 374.710,52
  • Investimentos USA: U$ 65.080,65 = R$ 320.847,60 (Dólar a 4,93 em 30/11)

Total patrimônio: R$ 856.823,15

Renda passiva

Mês de Novembro batemos na trave em alcançar 1.000 reais de renda passiva com os FIIs, vamos ver se a marca é alcançada em Dezembro ou fica pra 2024. Neste mês não houveram dividendos em dólar.

  • FIIs: R$ 998,98

Total renda passiva Novembro/23 = R$ 998,98

Até o próximo post amigos.

2 comentários:

  1. O milhão, ao lado da renda passiva de 10.000 reais mensais, são realmente o "santo Graal" da blogosfera das finanças, ainda que não valham a mesma coisa que valia, digamos, nos tempos do Pobretão.
    1 milhão de reais é aquilo que eu chamo de "hiato econômico": uma quantia difícil de conseguir se você for uma pessoa comum, e que é ao mesmo tempo "muito" e "pouco".
    Estou curioso para saber o seu racional para estes FIIs. O setor agro me interessa muito!

    Abraço e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  2. Eita, que belo bônus, eu não ganho isso no ano todo haha parabéns!

    Vai chegar no milhão rapidinho assim!

    Boas festas!

    ResponderExcluir