terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Tão difícil, tão fácil

No meu último post de fechamento mensal nosso colega mago fez um comentário que me fez refletir bastante nos últimos dias.

No primeiro semestre de 2024 chegarei à tão desejada marca de 1 milhão de reais em investimentos, olhando pra trás, vejo como foi difícil alguém assalariado/CLT alcançar essa marca.

Mesmo tendo rendimentos acima da média da população (turbinada por bônus anuais de performance), uma vida frugal e controlada, foram cerca de 10-12 anos de investimento para chegar a marca, isso sem contar todo o tempo de formação, preparação e desenvolvimento pessoal para adquirir a renda que me permitiu investir.


Apesar da jornada ser tão difícil, refletindo a respeito vejo o quão é fácil gastar esse patrimônio e o quão difícil é de alcançar a independência financeira. 


Sobre o gasto desse patrimônio: Vamos usar como exemplo um imóvel em uma das capitais do sudeste, esse valor é facilmente consumido por essa aquisição.


Sobre a independência financeira: Mesmo sendo bem frugal, 1 milhão de reais seguindo a TSR (Taxa Segura de Retirada) de 4% anual, garantem 40 mil reais ou 3.333,33 mês, uma quantia acima da renda média do brasileiro, mas longe de garantir uma vida confortável para o meu atual padrão de vida.


Estou advogando contra o ato de investir? Claro que não! Quanto mais patrimônio tenho, melhor fica a minha situação e mais flexibilidade/autonomia e propensão a risco terei, pois sei da existência desse “colchão” de segurança.


Mas convenhamos meus amigos, quanto maior a sua renda, maior a sua propensão aos gastos, o que faz com que seja necessário mais renda passiva para cobrir o mesmo estilo de vida.


Acho que esse post e reflexões que tive resumem um conceito que li no fórum do Bastter uma vez: independência financeira vem aos poucos, quanto mais patrimônio e mais idade, mais perto você está.


O importante é sempre continuar com o foco nos pilares que garantem uma boa jornada:

  • Cuidar da saúde
  • Desenvolver-se e nunca parar de aprender
  • Investir sempre


Keep investing and take care of yourself!

Um comentário:

  1. Obrigado pela menção, amigo.

    É difícil atingir uma verdadeira "IF" só com rendimentos de trabalho.

    Por exemplo, para conseguir 10K mensais de rendimento de FII teríamos que ter cerca de 1,5 milhão aplicados em FII (usei como referência o aluguel mensal do HGLG, que no momento é R$ 1,10 por cota).
    Para se ter esse valor aplicado só em FII, ou o investidor só investe nisso, ou ele tem ainda mais dinheiro aplicado em outros tipos de ativo. Eu não investiria 1,5 milhão só em FII, supondo que este seria todo o meu dinheiro.

    E ganhando os 10K mensais de rendimentos dos FII, o ideal seria gastar menos que os 10K, e reaplicar alguma coisa, pois senão a inflação vai aos poucos corroendo esse "salário" que os FII pagariam (teoricamente os aluguéis seriam reajustados, mas noto que esse reajuste é lento: por exemplo, o HGLG está há um tempão pagando 1,10 por cota).

    ResponderExcluir