Me tornei gestor recentemente, na data que escrevo esse post fazem pouco mais de 6 meses que assumi formalmente o cargo, digo formalmente porque já liderava o time há cerca de 8 meses antes da promoção e mudança do cargo junto ao RH da empresa.
Por ser a minha primeira vez numa posição de gestão decidi além de buscar orientações com pessoas mais experientes realizar leituras e cursos sobre o tema.
Esse livro me chamou atenção por ser focado na gestão de times e pessoas com atuação na área de TI. Não uso o Kindle (não me adaptei) e fiz a compra pela Amazon gringa, como livros são isentos de impostos aqui no Brasil geralmente a encomenda chega bem rápido.
De fácil leitura e boa organização o livro passa pelos conceitos básicos de gestão de pessoas, as particularidades da gestão de times de TI, os pontos de atenção/pegadinhas e nos demais capítulos avança para temas como gestão de grandes times, gestão de outros gestores e sobre a alta administração de uma empresa.
Alguns dos pontos abordados espelham muito a cultura americana e são bem distintos da nossa realidade como por exemplo o alto grau de separação entre a vida pessoal e questões profissionais, outro ponto a se destacar é que a autora teve a sua carreira construída em startups, inclusive na parte relacionada à gestão.
O que me chamou muito a atenção no livro foram os trechos que mencionam o período de transição entre a atuação estritamente técnica e a mudança para uma posição de gestão. Nesse período surge sempre o dilema: vou deixar de fazer o que fiz toda a minha carreira (ser um desenvolvedor, analista ou arquiteto) e agora serei um gestor de pessoas.
O que o livro desmistifica é o fato de pensarmos que o trabalho de gestão em si não é tão agregador ou possui tanto valor quanto as atividades técnicas em que você atuava antes, esse exame de consciência é bem comum em pessoas que estão na fase de transição, confesso a vocês amigos leitores que não é uma transição fácil, pois o resultado e avaliação do seu trabalho não ocorre sobre apenas o seu desempenho, mas sobre o desempenho dos seu time.
Se você pensa que todas as atividades, conceitos e restrições envolvendo T.I são complexos aguarde até o momento em que você terá que lidar com times heterogêneos, diversos e com características peculiares. A sua paciência, capacidade de negociação, interlocução e todos os seus soft-skills serão aprimorados e testados até o limite.
Liderar é uma tarefa para poucos e liderar pessoas com foco no desenvolvimento e entregas técnicas requer além das habilidades de gestão, o conhecimento (nem que seja a nível macro) das atividades executadas pelos times a fim de que você possa auxiliar e guiar o seu time até o alcance dos objetivos.
No geral, apesar de grande parte dos aspectos culturais serem fortemente vinculados ao cenário americano, o livro nos dá bons exemplos de modelos de gestão, boas práticas de liderança de times, as particularidades na gestão de times de TI e desmistifica grande parte da angústias geradas no processo de transição entre a área técnica para a área de gestão.
Avaliação: Nota 8.5/10
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