quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Rebalanceando a carteira de investimentos

Como já comentei em posts anteriores, sei que minha carteira está excessivamente concentrada em renda fixa.
Eu explico melhor os motivos dessa alocação neste post.

Nas duas últimas semanas o mercado deu uma boa recuada, grande parte dela atribuída ao Corona vírus então senti que esse era um bom momento para desmontar algumas posições em renda fixa e aproveitar esse momento de recuo do mercado.

Como não gosto de correr fortes riscos e creio que movimentações em patrimônio já alocado devem ser realizadas com muito critério, resolvi desmontar a posição abaixo:

Tesouro Selic 2021
R$ 30,266.29

Essa posição não representa nem 10% do meu patrimônio e já iria vencer no próximo ano, então tomei a decisão e solicitei o resgate de um título do tesouro pela primeira vez desde que comecei a investir.
Dinheiro na conta da corretora e veio a dúvida, como sair da inércia da renda fixa e alocar em ativos de renda variável porém, com pouco risco?

Apesar da imagem acima, antes mesmo de realizar o resgate já havia decidido onde e como alocar essa parte do patrimônio, os escolhidos foram quatro fundos imobiliários, sendo 2 já presentes em minha carteira e 2 estreantes.

Como utilizo a bolsa para longuíssimo tempo (especialmente para aposentadoria) e não quero misturar os recursos, resolvi alocar os recursos em fundos imobiliários, uma vez que os dividendos de grande parte dos fundos atualmente batem a taxa selic paga pelos títulos públicos e CDBs de bancos em geral. 

Basicamente usei os seguintes critérios para seleção dos FIIs:
  • 2 fundos nos quais já estava de olho há um certo tempo, sendo eles:

    • HFOF11: Fundo de fundos. Quero ter mais um em minha carteira para aumentar a diversificação e contar com uma gestão profissional sobre os ativos. Já tenho o BCFF11 mas já estava e olho neste há um tempo. Sim amigo ansioso, eu sei que há estudos que demonstram que os fundos de fundos perdem para o IFIX no longo prazo, mas isso é assunto pra outro post.

    • VISC11: Fundo especializado em shoppings. Sou fã do setor e pra mim aqui no Brasil devido a violência, falta de lazer, etc. tornam os shoppings atração indispensável para grande parte da população. Ainda vou fazer um post especial sobre isso.

  • 2 fundos que já fazem parte da minha carteira contudo, estão com o menor P/VP no momento da compra.

Sem maiores delongas eis a realocação:

Ativo
Valor
P/VP
Dividend Yield
HFOF11
 $ 10,000.00
1,04
0,54%
BCFF11
$ 5,000.00
1,02
0,56%
VISC11
$ 10,000.00
1,07
0,46%
MXRF11
$ 4,500.00
1,13
0,68%

Vou acompanhar e monitorar a carteira ao longo dos próximos meses, sei que uma eventual alta da selic vai acarretar em quedas tanto na cotação quanto no dividend yield porém, acho que pra esse momento vale a pena acompanhar e monitorar.

Como mencionei no início do post, não aloquei nem 10% nessa operação e o investimento já iria vencer no próximo ano. Como os próprios dividendos já batem a selic e o P/VP dos fundos adquiridos não estão tão descolados, acho que essa não foi uma operação tão arriscada.

Só o tempo dirá se foi a melhor decisão ou não, agora é segurar a nossa amiga ansiedade e observar o desempenho da carteira.

Um abraço e até o próximo post.

2 comentários:

  1. Eae Investidor Ansioso, blz cara?

    Bacana o blog, seja bem vindo a Finanfera.

    Adicionei você no meu blogroll.

    É isso.

    Abraços da ZL.

    ResponderExcluir
  2. Fala tiozinho, tudo bem? Uma honra estar no blogroll do rei do trintão (brincadeira, rsrs), obrigado e vamos em frente.

    ResponderExcluir