Resolvi sair um pouco da rotina de finanças e falar um pouquinho de um tema que gosto bastante: viagens.
Recentemente fiz um cruzeiro pelas ilhas do Caribe com a companhia MSC, viajo bastante e uso muito da internet para fazer pesquisas e montar os meus roteiros, sempre fico com um pouco de consciência pesada pois consumo muito conteúdo mas nunca retribui nada, agora o vou fazer de maneira anônima aqui no blog.
Se você chegou nesse post e seu interesse principal não é finanças mas sim viagens, sinta-se à vontade em fazer comentários aqui, terei o maior prazer em responder.
O Cruzeiro que fiz teve duração de sete noites e partiu de um território ultramarino francês chamado Martinica 🇲🇶.
O Cruzeiro inclui um voo fretado pela MSC com a companhia Gol sendo essa responsável pela pelo voo de ida e de volta a partir do aeroporto de Guarulhos em São Paulo.
Navio do Cruzeiro: MSC Virtuosa.
O Cruzeiro que fiz tinha o seguinte roteiro:
Martinica 🇲🇶
Guadalupe 🇬🇵
Ilhas Virgens Britânicas 🇻🇬
Saint Marteen 🇸🇽
São Cristóvão e Névis 🇰🇳
Antígua e Barbuda 🇦🇬
Imagino que olhando a lista acima poucos países são de conhecimento geral, exceto San Martin, pois me recordo que uma vez passou uma reportagem no pânico na TV sobre a praia do avião, o que despertou um pouco o interesse e conhecimento dos brasileiros, mas no geral apesar de não tão longe (ficam na metade do caminho entre Brasil Estados Unidos) são ilhas bem desconhecidas.
Todos os preços que vou citar são referentes a Janeiro de 2025, podendo variar de acordo com a negociação e em futuras viagens.
Como sou um grande fã de praia e já fiz outros cruzeiros tendo uma boa experiência (nunca fiz cruzeiro no Brasil), me aventurei novamente neste cruzeiro.
O objetivo principal não era aproveitar o Cruzeiro em si mas sim as paradas nas quais ele faz por isso o foco desse review será justamente nas paradas e o que fiz em cada uma delas.
Primeiro dia: Guadalupe 🇬🇵
No primeiro dia paramos na ilha de Guadalupe que também é um território ultramarino francês, espaço o idioma é o francês e a moeda o euro, sendo o dólar também bem aceito. Fiz um city tor contratado no próprio Porto ao custo de €20 por pessoa paramos em Le Gosier e depois tiramos o dia aproveitando a praia de Saint Anne.
Praia de Guadalupe
Segundo dia: Ihas Virgens Britânicas 🇻🇬
No segundo dia atracamos nas Ilhas Virgens Britânicas, também um território ultramarino mas pertencente à Grã-Bretanha, fomos até a praia de Cane Garden e e por lá passamos todo dia. Para o deslocamento usamos uma van compartilhada ao custo de $28 por pessoa.
Nessa praia havia serviço de praia similar ao do Brasil porém sem caixas de som, superlotação e todos os problemas que as nossas praias infelizmente possuem.
O lado ruim é o preço dos deslocamentos tanto em Martinica quanto agora nessa ilha, pois são distâncias relativamente curtas de cerca de oito a 10 km cada trecho, o que não justifica de forma alguma o valor, mas quem converte não se diverte.
Terceiro dia: Saint Marteen 🇸🇽
No terceiro dia chegamos pra mim no que for o ponto alto da viagem, San Marteen ou San Martin também é um território ultramarino porém dividido entre a França e a Holanda, sim metade da ilha pertence a cada país, tendo até uma fronteira simbólica.
Neste dia pegamos uma van compartilhada e dividimos com outro casal de brasileiros e um casal de poloneses do qual até fizemos uma pequena e rápida amizade, conhecemos tanto o lado francês o lado holandês. O total da van foi 300 dólares, sendo 50 por pessoa e duração de 6 horas.
No lado francês à praia de Oriente Bay o que pra mim foi uma das mais bonitas de todo o Cruzeiro, já no lado holandês, há a praia de Maho Beach ou Praia do avião, que ficou mundialmente famosa devido à sua proximidade com a pista de pouso do aeroporto princesa Juliana (SXM), recebendo aviões de grande porte ao lado das águas de tom Azul turquesa predominante no Caribe.
O que me chamou muito atenção nesta ilha foi o seu nível de desenvolvimento econômico e social, tendo ruas limpas, casas de alto padrão, veículos de novos e presença de muitos jatos particulares no aeroporto.
Além disso no restaurante que ficamos de frente para o aeroporto/praia observamos que há voos vindo de grandes cidades americanas e também europeias, o que provavelmente explica o grande fluxo de turistas e desenvolvimento do local.
Quarto dia: São Cristóvão e Névis 🇰🇳
Neste dia paramos nesse país independente e que já foi uma colônia da Grã-Bretanha.
Este é o menor país em extensão territorial das Américas e muito pouco conhecido de nós brasileiros, me chamou atenção também o desenvolvimento econômico e social em parte explicado por dois motivos:
1 - Paraíso fiscal para investidores e venda de cidadania mediante investimento que variam entre USD 150.000 e USD 200.00
2 - Forte investimento estrangeiro no país, motivados pelo item acima.
Neste dia fomos a um Beach club chamado Carambola Beach bar localizado na Praia de Frigate Beach, um local bem agradável e que curtimos bastante.
Quinto dia: Antígua e Barbuda 🇦🇬
Nesta última parada conhecemos esse país independente e que já foi colônia da Grã-Bretanha.
Diferentemente de São Cristóvão, aqui não tornou-se um paraíso fiscal e muito menos teve venda de cidadania, não posso afirmar que essa é a causa, porém trata-se de um país à primeira vista e nos locais que passei bem pobre, as estradas estavam precárias e as casas bem simples muitas delas de madeira e sem alicerce.
De toda forma aqui foi a praia mais bonita do Cruzeiro, fomos até Valley Church Beach, onde o mar tinha um azul indescritível, as fotos que vou colocar aqui não conseguem traduzir o tamanho da beleza que encontramos por lá.
Valley Church Bay - A mais bonita que já fui na vida
Considero que já viajei bastante, mas essa foi disparada a praia mais bonita que já vi em toda minha vida.
Havia aluguel de guarda-sois, espreguiçadeiras e uma pequena barraca de praia onde era feita a venda pré paga de bebidas e comidas, sem o serviço de garçom.
Pagamos $20 ida e volta do Porto de cruzeiros até essa praia chegamos por volta de 10h00 da manhã e ficamos até 3h00 da tarde, o que foi suficiente para conhecermos e aproveitarmos essa beleza.
Ultimo dia: navegação
Neste último dia não houve nenhuma parada o navio apenas navegou entre antiga e barbuda até Martinica, o Porto de saída. Nesse dia aproveitamos a piscina do navio bem como algumas atividades internas.
Nesse aspecto o navio não deixa nada a desejar realmente é um monstro flutuante de 19 andares com muitas vírgulas mas muitas opções de diversão, comidas e bebidas.
Além disso, o navio possui um pacote (pago é claro) de internet via satélite, cuja velocidade estabilidade não deixam nada a desejar a uma conexão doméstica de cerca de 100 MB, recomendo fortemente a aquisição.
Última parada: Martinica 🇲🇶
A última Parada também foi o último dia do Cruzeiro com o voo de retorno para o Brasil, logo tínhamos poucas horas, fomos a pé até o centro de Martinica e conhecemos o Fort Saint Louis (por fora, pois estava fechado), a marina local e a catedral da cidade.
Até o próximo post pessoal.
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