domingo, 4 de agosto de 2024

Sobre a minha carteira e alocação

Salve leitores, tudo bem?


Após os últimos comentários e dúvidas que surgiram, decidi fazer esse post antes das férias detalhando a minha carteira.


No geral, considero minha carteira até simples mas não no nível que almejo, a ideia é simplificar ainda mais.


Antes de falar da minha carteira, alguns dados gerais:

  • Meu perfil de investidor: Agressivo. Prefiro correr riscos e maximizar retornos, mesmo sabendo que isso pode acarretar em perdas no curto prazo. Como já um tenho um patrimônio num nível que para os meus padrões considero muito bom, creio que vale a pena correr riscos.
  • Objetivo FIRE: 2,5 milhões de reais. Renda passiva de cerca de 8.300 reais/mês
  • Objetivo FAT Fire: 4 milhões de reais. Renda passiva de cerca de 13.200 reais/mês.
  • Objetivo com a carteira: simplificar e maximizar os investimentos por meio do uso de ETFs, liberando assim tempo para que eu possa focar em outros aspectos da vida pessoal e profissional.
  • Plano de aposentadoria: enquanto tiver saúde, não planejo parar 100%, creio que a ocupação laboral é um dos pilares da nossa vida e saúde física/mental. Contudo, quero ir reduzindo gradativamente o ritmo, chegando a 3 meses férias por ano e trabalho apenas 2x na semana antes dos 60 anos. Sendo FIRE em no máximo 10 anos e FAT FIRE em no máximo 15 anos. 


Não quero me alongar muito, mas o tema de aposentadoria pra mim é algo muito mais complexo e pessoal do que um simples número a ser alcançado. 


Pra mim, o termo liberdade financeira é algo muito mais plausível do que a aposentadoria, e ela vem em estágios, esse vídeo do mestre Bastter pra mim exemplifica bem os estágios e é o que almejo. Hoje me considero entre os estágios 5 e 6 :)


https://www.youtube.com/live/RljH6APmLOw?si=dJpIXD-7ultDJKuW


Sem mais delongas vamos ao detalhamento da minha carteira.


Primeiro, vamos a alocação. Segundo meu último fechamento mensal, a alocação entre moedas da minha carteira está da seguinte forma:

  • USD: 46,1%
  • BRL: 53,9%


Já a divisão entre renda fixa e variável, está da seguinte forma:

  • Renda Fixa: 36,3%
  • Renda Variável: 63,7%


Sobre a alocação entre moedas, meu objetivo é aumentar ainda mais a exposição em USD, ficando na faixa entre 50%-60%. O farei com futuros aportes e com a realocação de um título do TD IPCA que irá vencer agora em Agosto. 


Aqui vou ser direto sobre essa decisão: nosso país até o passado é incerto e a população adora um populismo logo, no longo prazo nossa moeda sempre irá se depreciar frente as moedas fortes, aqui é uma auto defesa contra as merdas dos nossos governantes. Seja você de direita, esquerda, centro ou qualquer espectro político, não negue a realidade, é o que é, aceite e dance conforme a música.


Sobre a divisão entre renda fixa e variável, hoje estou confortável e devo aumentar ainda mais a exposição em RV devido as alocações em USD, que são majoritariamente em RV, entrarei em detalhes mais a frente.


Sobre o patrimônio em USD, tenho 4 ativos:

  • VT: ETF de ações globais, composto por mais de 9.000 empresas e que visa espelhar o mercado mundial de ações. Ponto de atenção é que possui cerca de 60% de alocação em empresas dos Estados Unidos. Percentual da carteira nesse ativo: 60%
  • VBR: ETF com foco em small caps de valor nos EUA, enquanto o VT foca mais em large caps, esse ETF é a parte que visa dar mais crescimento ao portfólio. Percentual da carteira nesse ativo: 20%
  • SHV: ETF de renda fixa, uma espécie de tesouro selic em dólar. Optei por investir nesse ETF ao invés dos próprios bonds para evitar marcação a mercado. Percentual da carteira nesse ativo: 20%
  • BITX: Aqui é a parte especulativa da carteira, nunca dedico mais do que 1% da minha carteira a esse ativo. 

Previsão de mudanças? Aqui preciso adicionar +1 ETF, especialmente para reduzir a exposição aos Estados Unidos, há ETFs para isso como VXUS, VEU e IXUS. Antes de tomar a decisão preciso me aprofundar mais no tema e a ideia é ter cerca de 20% da carteira nesse ativo, o farei com futuros aportes.


Sobre o patrimônio em BRL, tenho 8 ativos:


  • FGTS: Aqui é compulsório, não tenho escolha por ser funcionário CLT. Hoje cerca de 10% BRL estão alocados nesse ativo.
  • Previdência: Ao longo da minha vida profissional tive bons planos de previdência dos meus empregadores, sempre com aporte complementar da contraparte. Continuo contribuindo com esse fundo e hoje cerca de 15% BRL estão nesses ativos.
  • Fundo DI: Aqui deixo a reserva de emergência de altíssima liquidez. Uso um produto do meu banco para essa alocação. Atualmente tenho cerca de 5% do meu patrimônio alocado nesse ativo.
  • TD SELIC: Aqui é a parte defensiva e pra surfar na nossa histórica taxa de juros alta, tenho cerca de 10% BRL do meu patrimônio nesse ativo.
  • TD IPCA+ 2024: Cerca de 10% do meu patrimônio, infelizmente vence neste mês e vou realocar em USD.
  • TD IPCA+ 2035: Cerca de 10% do patrimônio.
  • FIIs: tenho 10 ativos, sendo 2 de papel, 2 de shopping, 3 agros, 2 de logística e 1 FOF. Em outro post detalho os ativos e racionais. Aqui tenho cerca de 25% do meu patrimônio.
  • Ações: Aqui tenho majoritariamente cerca de 95% do meu capital no ETF DIVO11. O restante (5%) estão alocados em ações que já não realizo aporte há muitos anos. Por que não vendo? Porque é uma posição muito pequena e prefiro deixar por lá. Hoje as ações representem cerca de 15% do meu patrimônio.


Previsão de mudanças? Sim, ao contrário da carteira em USD, aqui pretendo fazer mudanças em curto, médio e longo prazo:


  • Aumentar a exposição em FIIs e adicionar mais ativos a carteira. Gosto desse segmento de ativos e pretendo usá-los no longo prazo no momento do usufruto.
  • Com o vencimento do TD IPCA+, farei a realocação desse capital em FIIs (50%) e USD (50%).
  • Aportar um pouco mais em DIVO11, a bolsa brasileira uma hora andará e agora o momento está bom para os aportes.


Informações gerais:


  • Corretoras usadas no Brasil: XP e Inter. Ambas são muito boas, dividi o patrimônio apenas por conta de ter possibilidade de solicitar o cartão de crédito de cada um delas. Se tivesse concentrado o patrimônio em apenas uma, não seria problema.
  • Corretora usada no exterior: Avenue. Aqui foi mais uma escolha pessoal hoje sei que há alternativas mais baratas em termos de taxa, mas como sempre tive um bom atendimento e funcionamento da plataforma, não pensei em trocar.


Espero ter esclarecido todas as dúvidas e até o próximo post. 

Um comentário:

  1. Muito bom!

    EM relação a corretoras para o exterior, estou usando Avenue e inter, o banco inter tem spread menor, mas Avenue tem outros benefícios, tem que avaliar.

    Abraços

    ResponderExcluir