segunda-feira, 22 de abril de 2024

O que li e o que estou lendo em 2024?

Salve nobres leitores, como está sendo o 2024 de todos vocês? 

Mal piscamos os olhos e o meio do ano está logo aí. Esse post ainda não é o fechamento mensal, mas um registro rápido dos livros que li (e o que estou lendo) em 2024.

Vamos a lista.

1 - Como falar em público e encantar pessoas

Motivo: preciso melhorar minhas habilidades de apresentação e compartilhamento de ideias. As vezes sou muito técnico ou insiro muita profundidade em minhas explicações. Ninguém melhor do que o mestre Carnegie para nos ajudar a melhor a nossa comunicação.


Nota: 8,5

2 - Storytelling: Aprenda a contar histórias

Motivo: ainda na linha de melhorar a minha oratória e apresentação, esse livro me ajudou bastante a estruturar as minhas apresentações em formato de histórias, a linguagem universal e que todos entendem.

Nota: 9


3 - Guia Suno de Fundos Imobiliários

Motivo: Os nossos famosos FIIs são a opção da moda no mundo dos investimentos, resolvi ler esse material para me aprofundar no tema.

Nota: 5

O livro peca pela falta de profundidade no tema, além de um formato duvidoso, me parecendo um “catado” de textos aleatórios concentrados em um material único. Pra quem já investe nessa classe de ativos e possui um conhecimento razoável do tema, esse livro não irá trazer novidades. Recomendado apenas para quem é leigo no assunto.


4 - System Design on AWS

Motivo: TI é a profissão do ansioso que vos escreve logo, leituras técnicas serão sempre presente na minha lista, gostei desse livro por fazer uma recapitulação dos conceitos gerais de arquitetura e sistemas distribuídos, além de direcionar toda a solução e implementação usando AWS (cloud provider da Amazon).

Apesar de ser mais do mesmo em muitos temas, os autores apresentam os conceitos de uma maneira simples e fácil, tornando sua leitura bem legal.

Nota: 8




5 - Understanding Distributed Systems

Esse livro estou lendo atualmente, devo concluí-lo até o final do mês.

Motivo: Ainda na linha da melhoria dentro da minha profissão, escolhi esse livro para rever alguns conceitos antigos porém, bem presentes no dia a dia do meu trabalho, sendo necessários sempre revê-los.

Esse livro só não vai ganhar um 10 porque não deu profundidade em alguns temas, mas o autor consegue explicar com pouco texto assuntos bem complexos como replicação, consenso, leader election, etc.

Nota: 9


Até o próximo post pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário