domingo, 13 de agosto de 2023

Pérolas de conhecimento do Bastter

Já mencionei em outros posts que acompanho o Bastter há muitos anos. Há cerca de 1-2 anos pra cá ele voltou a produzir conteúdo consistentemente para o YouTube.

Navegando na finansfera, encontrei esse excelente post no fórum do site.


Recomendo fortemente você tirar 20 minutos do seu dia e ter uma dose de sabedoria lendo esse conteúdo.


Como eu me senti refletido e representado no medo e angústia do autor e principalmente nas respostas.


Vocês tem aqui a visão do meu patrimônio por meio dos fechamentos mensais. Meus custos fixos giram em torno de R$6.000 - R$6.500 por mês.


Hoje digo que tenho em torno de 10-11 anos de despesas acumuladas mas mesmo assim, me sinto que estou na corrida dos ratos é constantemente inseguro e ansioso devido às pressões do trabalho.


Esse sentimento inclusive me motivou a criar o post Por que (e pra que) você investe?


As respostas ali no site esclareceram bastante algumas questões relacionadas a investimentos e o que você busca neles. Destaco a seguinte:


Eu me sentia muito desconfortável há bastante tempo. A terapia me ajudou a enxergar que o que eu temia não era passar necessidade, e sim não ter outro valor a não ser o material e a profissão. Buscar o seu valor além dessas superficialidades pode ajudar, mas uma boa terapia pode te levar a uma resposta.


Sigamos em frente e tenham em mente que investir sempre será 1000x melhor do que não o fazer contudo, isso deve ser sempre o meio e nunca o fim. Não se torne escravo do dinheiro ou dos seus medos.


Até a próxima pessoal.

2 comentários:

  1. Fui ler o fórum, achei algumas coisas muito interessantes como:

    "(...)
    Quem venerar o dinheiro e extrair dos bens materiais o sentido de sua vida nunca achará que tem o suficiente.

    Aquele que venerar seu próprio corpo e beleza, e o fato de ser sexy, sempre se sentirá feio – e quando o tempo e a idade começarem a se manifestar, morrerá um milhão de mortes antes de ser efetivamente enterrado.

    No fundo, todos nós já sabemos de tudo isso. É o que está no coração de mitos, provérbios, clichês, epigramas e parábolas.

    Ao venerar o poder, você se sentirá fraco e amedrontado, e precisará de ainda mais poder sobre os outros para afastar o próprio medo.

    Venerando o intelecto, sendo visto como inteligente, acabará se sentindo burro, um farsante na iminência de ser desmascarado. E assim por diante.

    Mas a parte traiçoeira destas formas de adoração não é que elas sejam ruins ou pecaminosas – é que elas são inconscientes. Elas são configurações padrão.

    São o tipo de veneração em direção à qual você vai gradualmente se acomodando, dia após dia.

    Você se torna mais seletivo em relação ao que quer ver, ao que valorizar, sem nem mesmo se dar conta de que esta fazendo escolhas. (...)"

    David Foster Wallace - This is Water

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, tanto o seu quanto o do fórum do Bastter. O comentário do Bilionário, acima, foi muito bom também. Navegando nas águas escuras a internet, eventualmente aportamos n'alguma ilha iluminada.

    ResponderExcluir