segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

O Poder da Decisão: Impacto No Trabalho, Redução Do Estresse, Liderança Inteligente

Na linha das metas definidas para 2020, essa semana já terminei de ouvir o audiobook do livro “O Poder da Decisão: Impacto No Trabalho, Redução Do Estresse, Liderança Inteligente.”


Costumo aproveitar o trajeto casa - trabalho - casa pra ouvir audiobooks. Além de preencher o espaço desse período, aproveito para colocar as leituras mais triviais em dia. Minha dica é não utilizar esse espaço de tempo para leituras mais complexas e/ou densas, nestes casos o faça em um local de sossego e sem maiores distrações.

O conteúdo é bem tranquilo e muito dele reflete o que não é novidade para a galera em busca da FIRE: focar no desenvolvimento pessoal, no autoconhecimento e na melhoria contínua.

O livro exemplifica a diferença entre Administração x Liderança e foca a maior parte do seu conteúdo explicando a diferença entre tarefas obrigatórias (ter que fazer) x tarefas de ganho (não ter que fazer).

A maior lição que obtive com o livro é algo que já venho fazendo de maneira constante em minha vida nos últimos 10 anos: todos nós devemos focar sempre no desenvolvimento pessoal (tarefa de ganho - não ter que fazer) e assim ascender pessoalmente e profissionalmente.

As principais características de uma atividade de ganho (não ter que fazer são):


  • Não são atividades urgentes.
  • Você não tem a obrigação de completá-la: a sua motivação vem de se tornar uma pessoa melhor. Ninguém te cobrará ou você não terá consequências na sua não execução.
  • Você não pode delegar uma tarefa de ganho, afinal o único beneficiado por ela é você mesmo.


Outro ponto muito enfatizado pelo autor é que você sempre precisa encontrar um tempo pra realizar as suas atividades de ganho (não ter que fazer), caso contrário você ficará parado na atual situação e não evoluirá pessoalmente e profissionalmente. Com as constantes mudanças que eu estamos passando em nossa sociedade, ficar parado é assinar o seu atestado de óbito profissional em poucos anos.

E você? Tem focado nas suas atividades de ganho e melhorado o seu desenvolvimento pessoal? Ou tem caído na rotina diária e focado apenas nas tarefas obrigatórias (ter que fazer)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário